Cauda Longa – um conceito que você deve entender

Em uma única frase, é possível definir Cauda Longa como sendo a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para um pulverizado mercado de inúmeros nichos. Conceito observado principalmente em empresas que utilizam a Internet para alavancar suas vendas.

Quando entrevistado por Guilherme Ravache (revista ÉPOCA), Chris Anderson*, idealizador do conceito, respondeu que:

A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de ‘hits’ (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

Chris Anderson (Foto: Wikipedia)

Capa do livro "Os 8Ps do Marketing Digital" (Foto: 8ps.com)

É possível perceber que a teoria prega o crescimento de nichos: mais produtos e escolhas para grupos menores de consumidores. Conrado Vaz, em seu livro 8 Ps do Marketing Digital, exemplifica fazendo a comparação entre uma livraria física e uma online. No caso da livraria física, cada centímetro ocupado por um livro em uma prateleira tem que se pagar, ou seja, deve contribuir para que a livraria pague os funcionários, o aluguel, os impostos e todos os demais custos. Portanto, as livrarias não podem se dar ao luxo de colocar no limitado espaço de suas prateleiras exemplares que vendam pouco.

No caso de uma livraria virtual, se considerarmos a capa de um livro, as informações sobre ele, as resenhas escritas e todos os outros elementos que uma livraria tem que ter para apresentar o livro para os consumidores, veremos que o espaço ocupado no servidor é mínimo. Logo, têm-se prateleiras de tamanho teoricamente infinito, podendo ter quantos livros quiser na loja virtual, os que vendem muito e até os que quase nunca vendem.

Para Chis Anderson, a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixo volumes de vendas, é igual a receita total dos poucos grandes sucessos.

Acompanhe o vídeo abaixo, que resume de forma didática o conceito de Cauda Longa:

*A Cauda Longa (em inglês: The long tail) é o nome livro de Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, obra fundamental para compreender a influência das novas tecnologias no mundo dos negócios.

Anúncios

Publicado em 7 de dezembro de 2011, em Administração e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Oi Gabriel, td bm?
    Muito bom seus artigos, bem interessante..

    Qto a cauda longa rsrs,
    Assim como a moda um momento de tendencia, o consumo, principalmente da grande escala produtiva vai existir, pois a maioria da população é de media e baixa renda, por isso a permanencia. Principalmente em lojas físicas.
    Conforme dados do e-bit o consumo pela internet aumentou, o poder aquisitivo da classe C também, isso fez aumentar as compras pela internet. As empresas vao continuar comprando para revender, principalmente em atacados.
    Vejo que o e-commerce possibilita comparar e escolher produtos melhores, pode ser que com isso seja mais lucrativo para as empresas focar num público, pois as despesas com ações de marketing fiquem mais focadas na essencia do produto. Assim como o case da Red Bull, cria eventos para divulgar sua marca e produto.
    As pessoas buscam comodidade, exclusividade, rapidez, facilidade, e hoje para uma empresa entrar no mercado, a internet facilitou muito proporcionando custos reduzidos, as redes sociais divulgam, o espaço fisico é apenas para estoque do produto que será entregue ou quase zero, o pagamento é online, a distribuição pode ser terceirizada. Existem inumeras vantagens.
    Nossa escrevi muito ja kkk, espero que entenda oq eu falei hehe..

    Abraços
    Sucesso!!

    Rafaela Coração

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: