A marca Barack Obama

Instagram, Pinterest e loja virtual unidos aos ainda mais valorizados Facebook, Twitter, Google+ e Youtube.

Inegavelmente, na última década, a Internet tornou-se importante para política, vide a chegada de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos em 2008, otimizando o uso das mídias sociais e utilizando a Internet como meio principal de engajamento dos eleitores. Obama revolucionou o mundo político ao arrecadar mais de US$ 5 bilhões em doações pequenas feitas via online.

Campanha Obama 2012

Campanha Obama 2012

Em 2012, o Facebook seguirá sendo uma das plataformas mais utilizadas, em conjunto com Twitter, Google+,Youtube e agora Instagram e Pinterest. Vale destacar que ao seguir a página oficial de Obama no Facebook, por exemplo, para acompanhar a agenda da campanha, reuniões, discursos, fotos e vídeos, o internauta automaticamente transfere informações como: idade, localização, escolaridade e profissão.

Obama está investindo ainda mais em seu canal do Youtube. O foco deste tipo de campanha é permitir que os eleitores publiquem o conteúdo da campanha no Facebook e demais mídias, com o intuito de estimular a conversa entre os próprios eleitores. Sua equipe lançou no início do mês o vídeo “It Begins With Us”, conforme pode ser visto abaixo, e de certa forma já virou um hit da web.

Para Teddy Goff, diretor digital da campanha de Obama,

[…] os esforços para esse movimento virtual ressaltam a importância de campanhas políticas na web, já que os vídeos online são essenciais para visualizar o desempenho do candidato e se comunicar com outros eleitores, como também convencer os indecisos. Além disso, o tráfego de mensagens pode ser acompanhado em tempo real, oferecendo aos usuários uma maneira de difundir informações em comunidades da internet e gerar debates entre seus amigos e família (Fonte: blog Campanha Eleitoral 2012).

Após criar sua conta no Instagram, no início de janeiro, Obama decidiu apostar na mais nova queridinha entre as redes sociais: Pinterest. Assim como no Instagram, a equipe de Obama publica fotos de seus momentos em família, fotos da campanha, suas viagens e inclusive receitas de família. Porém, Obama também usa o Pinterest para apresentar gráficos que mostram o crescimento do emprego no país e melhorias na saúde, segundo o blog Cada Minuto.

Ainda não satisfeita, a equipe de Obama criou uma loja virtual com produtos da campanha de 2012. O objetivo é conquistar os eleitores descolados e modernos, assim como fez em 2008, formando porta-vozes entre os jovens, assumindo uma temática que foge das tradicionais bandeiras norte-americanas e apostando em itens mais divertidos, conforme Fernanda Salem, do site Mundo do Marketing.

Os novos produtos vão de canecas e camisetas a capinhas para Iphone (por US$ 40,00).

Confira alguns dos produtos abaixo:

Seu Iphone e seu cão juntos com Obama (Fonte: store.barackobama.com)

Seu Iphone e seu cão juntos com Obama (Fonte: store.barackobama.com)

Que tal uma bolsa do Obama? (Fonte: store.barackobama.com)

Que tal uma bolsa do Obama? (Fonte: store.barackobama.com)

Até as unhas podem ser personalizadas (Fonte: store.barackobama.com)

Até as unhas podem ser personalizadas (Fonte: store.barackobama.com)

Fica a dúvida, até que ponto as campanhas políticas brasileiras podem chegar em 2012?

Caso você tenha interesse por Marketing Político Digital, não deixe de ler meu post anterior sobre o tema: Twitter e o pós-eleições, uma breve análise.

Anúncios

Publicado em 25 de abril de 2012, em Marketing Digital e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: